segunda-feira, 9 de maio de 2011

De Catanduva - SP para o mundo: usina produz etanol a partir do sorgo.

A Usina Cerradinho (Catanduva - SP) é pioneira em cultivar sorgo sacarino para a produção de etanol em escala de produção. Cultivando 1.200 hectares de sorgo híbrido desenvolvido pela CanaVialis/Monsanto, foram produzidos cerca de 1,4 milhão de litros de etanol.  

O sorgo sacarino tem produtividade esperada de 60 a 80 toneladas por hectare, 12% de teor de açúcar e entre 11% e 15% de fibra. Já a cana tem produtividade média de 120 toneladas/hectare, entre 13% e 14% de açúcar e até 12% de fibras. A cana tem como vantagem a produção média de 145 quilos de açúcar por tonelada processada, ante entre 110 e 125 quilos de açúcar do sorgo. O custo de produção do sorgo ficou em torno de R$ 900 por hectare, excluindo a semente, fornecida pela CanaVialis/Monsanto. "O sorgo sacarino é complementar à cana, pois deve ser cultivado no período de entressafra e em áreas de reformas de canavial; não existe a competição entre as duas plantas", disse Urubatan Klink, líder de melhoramento de sorgo da Monsanto.

Esta alternativa se mostra viável na entressafra de cana pois tem ciclo de 120 dias, ou seja, pode ser plantado entre outubro e novembro, no início da entressafra da cana, sendo colhido até 45 dias antes do início da próxima safra de cana, com a vantagem de se utilizar o mesmo maquinário da cana.

Quem sabe com a produção em larga escala neste período de entressafra o preço no etanol nas bombas de combustível se mantenha em valores apropriados...

Nenhum comentário:

Postar um comentário