terça-feira, 17 de maio de 2011

Fusão de Sadia e Perdigão corre risco de ser reprovada!

Finalmente foi divulgado o parecer do CADE acerca da validade da fusão entre Sadia e Perdigão, intencionando a criação da BRF Brasil Foods S.A.

Aguardado com muita expectativa pelas partes diretamente interessadas e principalmente pelo mercado agro-econômico, o parecer não seguiu a decisão da SEAE - Secretaria de Acompanhamento Econômico, ao contrário, impôs determinadas regras que dificultam a fusão.

Segundo se extrai do parecer, "a aprovação da operação fica condicionada a restrições, desde que (i) possibilitem, efetivamente, que um terceiro agente econômico possa contrastar o poder de mercado gerado para a BRF e/ou (ii) possibilite-se repartir com os consumidores as eficiências decorrentes da operação. Caso medidas com essas características não sejam possíveis, tendo em vista os problemas de marca, de integração vertical, de distribuição, de capacidade produtiva diferenciada e de necessidade de repartição com os consumidores das eficiências, IMPÕE-SE A REPROVAÇÃO DA OPERAÇÃO, ante as elevadas concentrações encontradas nos mercados relevantes analisados."

Após a publicação deste parecer, o mercado de capitais reagiu imediatamente, sendo que, já no dia da divulgação, as ações da BR Foods tiveram queda de 7%!

Para alguns analistas, estas diretrizes do CADE dificilmente serão implantadas, e com isto, a mega fusão anunciada corre o risco de não se concretizar. Por outro lado, há quem diga que o momento é oportuno para investir nestas ações, cujos valores estão em baixa, pois, assim que a empresa demonstrar viabilidade das operações sugeridas, suas ações certamente terão alta valorização.

Eis o enigmático mercado de capitais, aos que gostam de correr riscos, eis uma bela oportunidade!



Nenhum comentário:

Postar um comentário