segunda-feira, 28 de março de 2011

Seguro agrícola: calote federal!

O seguro agrícola custeia os prejuízos advindos da perda total ou parcial da produção agrícola em virtude de doenças, pragas ou fenômenos meteorológicos.

Para os pequenos produtores rurais há uma espécie de seguro agrícola com valor mais acessível graças à intervenção estatal, pois o governo federal subsidia 50% do valor deste seguro às seguradoras.

O problema é que a União não está honrando sua parte do pagamento e como consequência, as seguradoras que cobrem 100% do prejuízo do produtor rural cuja produção se perdeu está acumulando perdas e já contabilizando prejuízo neste espécie de seguro. 

A continuidade do calote federal poderá acarretar o encerramento deste seguro "subsidiado", pois as seguradoras e resseguradoras estão demonstrando constante insatisfação decorrente dos prejuízos que amargam.

A notícia chega na hora errada. Com o excesso de chuva, produtores rurais de vários estados brasileiros tiveram perdas que chegam a 80% de toda sua produção e segundo estudos recentes, GRANDE PARTE destes produtores não possuem seguro e terão que arcar sozinhos com o prejuízo.

Por esta razão, há uma expectativa que haja procura pela realização de um grande número de contratos de seguros, todavia, em virtude desta inadimplência do governo federal, haverá uma ALTA CONSIDERÁVEL nos valores dos contratos de seguro agrícola.

Resta torcer para que a União regularize seu débito, que hoje totaliza R$ 162,7 milhões!
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário