segunda-feira, 4 de abril de 2011

Novos índices de produtividade: sensatez do Governo Federal.

Todo proprietário rural deve se empenhar no cumprimento da chamada função social, sob pena de, não o fazendo, correr o risco de ter sua propriedade desapropriada para fins de reforma agrária.
A regularidade da exploração rural se atinge à medida em que os índices de produtividade impostos pelo governo federal são alcançados pelos produtores/proprietários rurais.
Com frequência, a simples intenção de alteração destes índices gera preocupação da classe agrária: de um lado, há o receio de ter a mudança o condão de aumentar o número de propriedades passíveis de desapropriação; e de outro, a dificuldade dos produtores rurais com menor tecnologia e capacidade de investimento em atingir estes índices. 
Entretanto, esta insegurança está com os dias contados! Os novos índices de produtividade, a prevalecer da forma como estão calculados, terão pequeno impacto no agronegócio brasileiro, estimando-se afetar, apenas, entre 4 e 5 % dos municípios brasileiros, visto que na maioria das cidades não ocorrerá alteração nas diversas lavouras. 
Vale lembrar que estes ínidices são calculados considerando diversos fatores, como cultura desenvolvida, localidade entre tantos outros. 
O município com a mudança mais significativa (Sorriso - MT) é hoje o celeiro mundial da soja, onde se cultivam aproximadamente 600 mil hectares. O índice de produtividade nesta cidade que atualmente é de 1,2 mil quilos por hectare (20 sacas/ha) dobrará! Ainda assim, para elevar ao dobro o índice de produtividade o governo federal pesquisou a região, obtendo como resultado a informação de que a média de produção é de 50 sacas/ha, ou seja, mesmo duplicando o índice, em virtude do avanço tecnológico das lavouras e o alto índice de adubação e calcário, os produtores não terão dificuldades para atingir o grau de produtividade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário